A lista de produtos de limpeza que ajudam a dar aquele resultado satisfatório normalmente contém a água sanitária. Já o cloro é muito mencionado também quando falamos sobre isso, mas resta saber qual a diferença entre os dois.
A fim de entender a diferença entre esses dois importantes compostos que auxiliam na higienização dos ambientes, precisamos compreender o processo pelo qual passam. Antes de vermos os produtos de limpeza nas prateleiras, há um logo processo de industrialização.
Veja nosso artigo e entenda as diferenças entre o cloro e a água sanitária de uma vez por todas!
O cloro
O cloro puro é encontrado naturalmente em forma de gás, a sua forma líquida é o resultado de compressão do gás em altas temperaturas. O estado líquido do cloro puro chega assim às estações de tratamento de água, a sua concentração está mais alta a fim de cumprir a demanda.
O hipoclorito é acrescentado à soda cáustica, esse processo gera um composto chamado de hipoclorito de sódio. O hipoclorito de sódio é a substância usada na indústria para fabricação de produtos de limpeza. É ele que é responsável pelos termos “cloro ativo” ou “puro cloro” existentes nas embalagens.
A água sanitária
Ao entendermos o processo pelo qual passa o cloro, podemos compreender a composição da água sanitária. Esse item tão usado para limpeza profunda nada mais é do que alta concentração de hipoclorito de sódio. Ainda que seja diluída em água, ainda possui alto poder germicida.
Por conta disso é empregada na higienização de áreas como banheiro, caixa de água, piscinas, entre outros. Em razão do seu desempenho é popularmente chamada de cloro. Em resumo, a água sanitária é produzida a partir do cloro.
Afinal, qual a diferença entre os dois?
A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.
Além disso, podemos encontrar a água sanitária facilmente em mercados, dos menores aos maiores. Já o cloro em sua forma pura não é comercializado, pois ocupa outras funções, como o tratamento de água. Por fim, acaba sendo um equívoco chamarmos a água sanitária de cloro.
Então, na hora de escolher a água sanitária no supermercado, lembre-se de que é um composto muito eficaz, mas derivado de cloro, não consiste em cloro puro. Quando vemos placas e compramos produtos intitulados cloro puro estamos adquirindo o hipoclorito de sódio, o mesmo encontrado na água sanitária, porém mais concentrado.
A água sanitária pode ser usada pura para efeito de combate a germes, mas seu uso indicado é diluído, por possuir desempenho poderoso. Já os produtos que possuem cloro ativo também, apenas apresentam menor potência em relação à água sanitária, mas não deixam de ser interessantes para manter a casa sempre limpa e agradável.
Mais dicas
-
Cuidados para uma limpeza correta da sua clínica médica
-
A relação entre limpeza e a produtividade dos seus colaboradores
-
Qual a diferença entre Cloro e Água Sanitária?